NÚCLEO de torres vedras
Em Torres Vedras o núcleo local da Rede Educação Viva nasceu em março de 2015 no âmbito do Ciclo de Encontros sobre Educação e tem como principais eixos de ação:
- Agir como interface entre pessoas, em representação de entidades ou a título individual, que tenham em comum querer ser agentes na mudança de paradigma na educação;
- Promover a criação de uma rede de pais/famílias;
- Criar uma estrutura de apoio/informação às famílias;
- Partilhar experiências e práticas de projetos locais, nacionais e internacionais de referência na educação;
- Promover a Formação/Transformação;
- “Materializar” comunidades educativas de natureza pública e/ou privada.
Ciclo de Encontros sobre Educação
Projeto criado em 2015, pela sociedade civil em conjunto com a Associação Estufa - Plataforma Cultural, com segunda edição em 2016, ao qual pretendemos dar continuidade em 2017, que visa promover encontros, conversas e reflexões com a presença de mentores de projetos locais, nacionais e internacionais com uma visão democrática e comunitária sobre a Educação, procurando desafiar os presentes a questionar a escola que temos e a escola que queremos e poderemos ter para as nossas crianças e jovens.
Giroscópio - Rotas de Aprendizagem
A direção do caminho da equipa que acredita neste projeto aponta para a intervenção na área da aprendizagem ao longo da vida. Não descurando que outras áreas precisam de ser alvo de atenção e de trabalho contínuo para que estas aprendizagens transformadoras possam chegar a cada vez mais adultos, jovens e crianças da comunidade em que vivemos. Perspetiva-se no futuro, em sinergia com outras áreas de ação do núcleo, a sua expansão a comunidades cada vez mais alargadas. É na MEL - Associação Movimento Educação Livre e com a MEL que o Giroscópio foi criado e pensado e que, muito embora se pretenda autónomo, vive em perfeita parceria entre as partes envolvidas.
As aprendizagens dinâmicas serão vivenciais e transformadoras, visando a transformação da pessoa e procurando desvanecer os seus receios na protagonização da mudança. Deseja o enriquecimento de uma prática educativa formal ou informal, com recurso ao conhecimento convergente das várias práticas metodológicas, permitindo assim que o processo de ensino/aprendizagem possa ocorrer respeitando a natureza de cada indivíduo, que por sua vez vivenciará valores que proporcionam a construção de um bem comum. Tem ainda como foco a construção e desenvolvimento de dinâmicas de ação na e com a comunidade, de modo a destacar e a valorizar projetos de referência na comunidade local, regional, nacional e internacional relacionados com práticas educativas inovadoras no seio da comunidade de língua portuguesa, ainda que este último fator não seja restritivo.
Áreas de ação
- Oficinas de Aprendizagem Vivencial e Transformadora;
- Aprendizagem de Ferramentas de Trabalho Utilizadas em Abordagens e Práticas Pedagógicas Inovadoras;
- Promoção e Partilha de Práticas Educativas “Fora da Caixa”;
- Consultoria e Apoio;
- Criação e Manutenção de uma Rede de Aprendizagem Colaborativa.
- Agir como interface entre pessoas, em representação de entidades ou a título individual, que tenham em comum querer ser agentes na mudança de paradigma na educação;
- Promover a criação de uma rede de pais/famílias;
- Criar uma estrutura de apoio/informação às famílias;
- Partilhar experiências e práticas de projetos locais, nacionais e internacionais de referência na educação;
- Promover a Formação/Transformação;
- “Materializar” comunidades educativas de natureza pública e/ou privada.
Ciclo de Encontros sobre Educação
Projeto criado em 2015, pela sociedade civil em conjunto com a Associação Estufa - Plataforma Cultural, com segunda edição em 2016, ao qual pretendemos dar continuidade em 2017, que visa promover encontros, conversas e reflexões com a presença de mentores de projetos locais, nacionais e internacionais com uma visão democrática e comunitária sobre a Educação, procurando desafiar os presentes a questionar a escola que temos e a escola que queremos e poderemos ter para as nossas crianças e jovens.
Giroscópio - Rotas de Aprendizagem
A direção do caminho da equipa que acredita neste projeto aponta para a intervenção na área da aprendizagem ao longo da vida. Não descurando que outras áreas precisam de ser alvo de atenção e de trabalho contínuo para que estas aprendizagens transformadoras possam chegar a cada vez mais adultos, jovens e crianças da comunidade em que vivemos. Perspetiva-se no futuro, em sinergia com outras áreas de ação do núcleo, a sua expansão a comunidades cada vez mais alargadas. É na MEL - Associação Movimento Educação Livre e com a MEL que o Giroscópio foi criado e pensado e que, muito embora se pretenda autónomo, vive em perfeita parceria entre as partes envolvidas.
As aprendizagens dinâmicas serão vivenciais e transformadoras, visando a transformação da pessoa e procurando desvanecer os seus receios na protagonização da mudança. Deseja o enriquecimento de uma prática educativa formal ou informal, com recurso ao conhecimento convergente das várias práticas metodológicas, permitindo assim que o processo de ensino/aprendizagem possa ocorrer respeitando a natureza de cada indivíduo, que por sua vez vivenciará valores que proporcionam a construção de um bem comum. Tem ainda como foco a construção e desenvolvimento de dinâmicas de ação na e com a comunidade, de modo a destacar e a valorizar projetos de referência na comunidade local, regional, nacional e internacional relacionados com práticas educativas inovadoras no seio da comunidade de língua portuguesa, ainda que este último fator não seja restritivo.
Áreas de ação
- Oficinas de Aprendizagem Vivencial e Transformadora;
- Aprendizagem de Ferramentas de Trabalho Utilizadas em Abordagens e Práticas Pedagógicas Inovadoras;
- Promoção e Partilha de Práticas Educativas “Fora da Caixa”;
- Consultoria e Apoio;
- Criação e Manutenção de uma Rede de Aprendizagem Colaborativa.