Oficina de formação com professor José Pacheco
Leça da Palmeira
07 e 08 de Abril de 2016
Programa para Leça da Palmeira
Horas (previstas) de atividade presencial: 12 horas.
Horas (previstas) de atividade à distância: Entre 10 a 15 horas (encontros virtuais entre a equipe do projeto de formação e o mediador)
Metodologia: Dinâmicas, circulo de conversa, interpretação de vídeo, textos…
Número mínimo de participantes: 15
Número máximo de participantes: 30
2016/04/07 | 9:00 – 13:00 e 14:00 – 18:00
Conteúdos
Relação pedagógica – autonomia, anomia e heteronomia;
Conceito de “currículo”;
Apropriação curricular e definição de objetivos de aprendizagem;
Metodologia de Trabalho de Projeto – das necessidades, desejos e sonhos aos projetos;
Projeto, planeamento e roteiros de pesquisa;
Auto-regulação da aprendizagem – o uso de plataformas digitais de aprendizagem.
A avaliação formativa e formadora
Modos de ser e estar – a gestão de espaços e tempos.
2016/04/08 | 9:00 – 13:00
Conteúdos
O que é uma escola?
Organização do espaço escolar para a diversidade e inclusão escolar e social;
Comunidades de aprendizagem – novas construções sociais de aprendizagem;
Autonomia, heteronomia e anomia
Conceito e práticas de autonomia pedagógica, administrativa e financeira;
Educação na cidadania, gestão democrática e termo de autonomia;
Mapeamento de espaços sociais e de pessoas com potencial educativo;
Redes de aprendizagem em cidades educadoras;
Re-elaboração da cultura pessoal e profissional;
Sustentabilidade e desenvolvimento local;
2016/04/07 e 2016/04/08 | 13:00 - 14:00 - Almoço. Possibilidade de reserva na ficha de inscrição.
De acordo com a equipa do professor José Pacheco estão previstas horas de atividade à distância (encontros virtuais entre a equipa do(s) projeto(s) de formação e o mediador): entre 10 e 15 horas, ao longo de 10 meses (as primeiras 5 horas precedem a realização presencial da oficina). O calendário será construído com a equipa do professor José Pacheco.
Alertamos que os temas previstos no programa da formação presencial devem ser vistos como pontos de referência orientadores, já que a interação de uma jornada de formação onde os formandos (ainda não conhecidos) são vistos como seres ativos faz com que o conteúdo possa sofrer modificações em função das dinâmicas geradas.
Solicita-se que cada participante possa chegar 30 minutos antes do início da oficina de formação, de forma a que esta possa começar à hora indicada.
Formação não certificada.
Valor da contribuição:
Ideal | 125 euros (Apoia a expansão do projeto de (trans)formação vivencial que se pretende implementar assim como real trabalho do formador e toda a sua equipa).
Real | 90 euros (Contribui para uma remuneração mínima do formador, dos organizadores e facilitadores e cobre os custos do espaço).
Mínimo | 60 euros (Cobre os custos da remuneração do formador).
Inscrições | http://goo.gl/forms/o2nZH4JJiy
Contacto | geral.eres@gmail.com
Local de realização da formação | Escola - Projeto ERES, em Leça da Palmeira: Rua Pinto de Araújo, nº 2
Organização | Núcleo da Rede Educação Viva do Porto e Projeto ERES
Horas (previstas) de atividade presencial: 12 horas.
Horas (previstas) de atividade à distância: Entre 10 a 15 horas (encontros virtuais entre a equipe do projeto de formação e o mediador)
Metodologia: Dinâmicas, circulo de conversa, interpretação de vídeo, textos…
Número mínimo de participantes: 15
Número máximo de participantes: 30
2016/04/07 | 9:00 – 13:00 e 14:00 – 18:00
Conteúdos
Relação pedagógica – autonomia, anomia e heteronomia;
Conceito de “currículo”;
Apropriação curricular e definição de objetivos de aprendizagem;
Metodologia de Trabalho de Projeto – das necessidades, desejos e sonhos aos projetos;
Projeto, planeamento e roteiros de pesquisa;
Auto-regulação da aprendizagem – o uso de plataformas digitais de aprendizagem.
A avaliação formativa e formadora
Modos de ser e estar – a gestão de espaços e tempos.
2016/04/08 | 9:00 – 13:00
Conteúdos
O que é uma escola?
Organização do espaço escolar para a diversidade e inclusão escolar e social;
Comunidades de aprendizagem – novas construções sociais de aprendizagem;
Autonomia, heteronomia e anomia
Conceito e práticas de autonomia pedagógica, administrativa e financeira;
Educação na cidadania, gestão democrática e termo de autonomia;
Mapeamento de espaços sociais e de pessoas com potencial educativo;
Redes de aprendizagem em cidades educadoras;
Re-elaboração da cultura pessoal e profissional;
Sustentabilidade e desenvolvimento local;
2016/04/07 e 2016/04/08 | 13:00 - 14:00 - Almoço. Possibilidade de reserva na ficha de inscrição.
De acordo com a equipa do professor José Pacheco estão previstas horas de atividade à distância (encontros virtuais entre a equipa do(s) projeto(s) de formação e o mediador): entre 10 e 15 horas, ao longo de 10 meses (as primeiras 5 horas precedem a realização presencial da oficina). O calendário será construído com a equipa do professor José Pacheco.
Alertamos que os temas previstos no programa da formação presencial devem ser vistos como pontos de referência orientadores, já que a interação de uma jornada de formação onde os formandos (ainda não conhecidos) são vistos como seres ativos faz com que o conteúdo possa sofrer modificações em função das dinâmicas geradas.
Solicita-se que cada participante possa chegar 30 minutos antes do início da oficina de formação, de forma a que esta possa começar à hora indicada.
Formação não certificada.
Valor da contribuição:
Ideal | 125 euros (Apoia a expansão do projeto de (trans)formação vivencial que se pretende implementar assim como real trabalho do formador e toda a sua equipa).
Real | 90 euros (Contribui para uma remuneração mínima do formador, dos organizadores e facilitadores e cobre os custos do espaço).
Mínimo | 60 euros (Cobre os custos da remuneração do formador).
Inscrições | http://goo.gl/forms/o2nZH4JJiy
Contacto | geral.eres@gmail.com
Local de realização da formação | Escola - Projeto ERES, em Leça da Palmeira: Rua Pinto de Araújo, nº 2
Organização | Núcleo da Rede Educação Viva do Porto e Projeto ERES